quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Verdadeira Essência

Olá leitores! Quanto tempo, né?
  Levanto a bandeira branca e me rendo (haha). Nestes últimos meses que eu não postei, estava estudando muito e, ao abdicar meu tempo que era destinado ao blog e outras coisas na internet, eu estava cuidando do meu futuro. Várias noites dormindo cerca de cinco horas, valeram à pena: passei de ano direto e a minha média geral em 16 matérias foram 79 pontos. Segundo ano, aí vou eu!
  Ainda não decidi ao certo meu curso universitário mas pretendo prestar vestibular para Direito e Relações Internacionais.


  Bem, vamos ao assunto de hoje. Como agora estou de férias, voltei ao meu ritmo de leitura (um livro por dia) e na última segunda-feira li um dos livros que mais marcaram e com o qual me identifiquei, "Extraordinário" ("Wonder") da R.J. Palacio.

best book ever
Fonte de imagem: We Heart It
  O livro conta a história de August ou Auggie. Um garoto de 10 anos que nasceu com uma doença rara causando-lhe uma grande deforminade facial. Desde recém-nascido, já passou por 27 cirurgias de reconstrução facial e todos que o viam, o julgavam e o chamavam-no de apelidos horrendos.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos
uma vez na vida, porque nós vencemos o mundo."
                                                                -Auggie

  Auggie demonstra ser muito forte e aprendeu à não ligar para o preconceito. Apesar da doença, é um garoto normal, fascinado por "Star Wars" e muito inteligente. O bullying realmente começa quando, aos 10 anos, ele passa à frequentar uma escola comum pois, antes, ele era educado em casa por sua mãe.  À princípio, ele tem medo e não quer frequentar a nova escola mas, aos poucos, se acostuma.
  A leitura do livro é muito gostosa e tranquila. Cada narrador tem sua pecualiaridade na escrita e no jeito de descrever os acontecimentos e assim, podemos sabem um pouco da vida dos principais personagens.



  A estória nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos e sobre a verdadeira essência do ser humano pois, o que é mais importante: a aparência ou o caráter? Do que vale um corpo bonito e uma mente vazia?
  O protagonista não segue os padrões de beleza da sociedade, mas tem uma "beleza interna" extraordinária e cativa o leitor já na primeira página. Apesar da dificuldade da auto-aceitação para uma pessoa que sofre bullying, Auggie passa a gostar de si e diverte o leitor com piadas e comentários sobre si mesmo.
  Se você gosta de livros no estilo de "A Culpa é das Estrelas" de John Green, este é o livro certo. Mas, na minha opinião, todos deveriam ler este livro, é uma verdadeira fonte de inspiração. A estória de Auggie lhe renderá boas risadas e provavelmente algumas lágrimas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, comente, dê sua sugestão!
Mas, comentários com palavrões ou com preconceito/racismo não serão aceitos!

Beijos