quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dicas de Viagem: João Pessoa

   "Sumi novamente!" (kkkk) . Bem, no início do mês eu tive algumas provas e semana passada passei muito mal e não fui à aula nos três últimos dias do semestre e depois que melhorei, tive que sair com meus amigos (nos últimos quatro dias) e compra algumas roupas para a viagem. Daqui alguns dias, estou indo para João Pessoa, capital do estado Paraíba. 
-----------------------------
João Pessoa

   A cidade é conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o Sol nasce primeiro nas Américas".
   Fundada em 1595 com o nome de Nossa Senhora das Neves, a cidade é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, pois já fundada com título de cidade e também a penúltima a ser fundada no país no século XVI. Na ECO - 92, a Conferência da ONU sobre o meio ambiente, a cidade recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo", perdendo apenas para Paris.
   João Pessoa apresenta-se como uma cidade agradável pra se viver. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida melhor e de qualidade.

Praias da cidade:

  • Praia Fluvial do Jacaré
  • Praia de Intermares
  • Praia do Bessa
  • Praia de Manaíra
  • Praia de Tambaú
  • Praia do Cabo Branco
  • Praia dos Seixas
  • Praia da Penha
  • Praia de Jacarapé
  • Praia do Sol
  • Praia da Barra de Gramame
  • Praia de Jacumã


Pontos Turísticos:

Parque Solón de Lucena

O Parque, também conhecido como Lagoa, localiza-se no centro de João Pessoa, o parque possui belos jardins e uma lagoa com um grande espelho d'água cercado por palmeiras imperiais, se tornando um verdadeiro cartão postal da cidade. Em torno, existem barraquinha de comida, pontos de ônibus...

Parque Arruda Câmara

     É um jardim zoobotânico, com 26,8 hectares. Em virtude de uma fonte natural de água potável no centro do parque, popularmente é chamado de Bica, o local é um oásis no meio da capital paraibana.
A lenda indígena sobre o parque trata o amor entre dois jovens de suas tribos rivais: a índia Aipó, filha de um cacique potiguara e o valente guerreiro Tambiá, da tribo cairiri. A inimizade entre os dois povos impedia o casamento. Feito prisioneiro, Tambiá recebeu como "esposa da morte" a filha do nimigo. Executado na floresta, ele teve a última mensagem de sua amada: durante cinquenta luas, Aipó chorou sobre a tumba do amado. Do seu pranto originou-se a fonte do sítio,a partir daí intitulada Fonte Tambiá.

Espaço Cultural José Lins do Rego


    O espaço fundado em 1982 (obra do arquiteto Sérgio Bernardes), localizado no bairro de Tambauzinho é a sede da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC). Com capacidade para 15 mil pessoas, o local possui dois teatros, cinema,galeria de arte, planetário, auditório,salas de apoio, mezaninos para exposições e ainda um museu, o Museu José Lind do Rego.

Fortaleza de Santa Catarina

    O Forte de Santa Catarina do Cabedelo, localiza-se sobre uma elevação arenosa ("cabedelo" = pequeno cabo) à magem direita do rio Paraíba do Norte, atual município de Cabedelo. Distante cerca de 18 quilômetros da capital, representa um testemunho vivo das lutas contra os invasores holandeses da Região Nordeste à época do Brasil Colônia.

Farol do Cabo Branco

O Farol localiza-se sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, no bairro de mesmo nome. Situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas. Muito antes de João Pessoa entrar no roteiro turístico, o Farol Cabo Branco já era conhecido por marcar "o ponto mais oriental das Américas".

Picãozinho

   Picãozinho é uma formação de recifes coralígenos, que fica localizado a cerca de 1550 metros da oraia de Tambaú. O recife é explorado turisticamente desde a década de 80. Atualmente existem diversas embarcações que fazem o translado entre a praia e o recife. Para o mergulho, é possível aligar máscaras de mergulho nas embarcações. Durante o trajeto, é possível avistar a barreira do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco, além das praias Cabo Branco e Tambaú. Hoje em dia, está vetada a oferta de alimento para atrair os peixes, em virtude dos prejuízos aos meio ambiente provocados por tal atividade.

Ilha de Areia Vermelha


   A Ilha é um banco de areia, considerado um dos principais pontos turísticos da Paraíba, se encontra a menos de um quilômetro da costa, em frente a praia de Camboinha. Só aparece quando a maré está baixa.


(Texto sobre a Ilha retirado do site Tambatur)


Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Com 515 hectares, o Jardim Botânico também é conhecido como Mata do Buraquinho. O parque conta com espécies animais e vegetais típicas da mata atlântica. Além da área de lazer, o local tem o objetivo de estudar espécies da fauna e da flore, desenvolver atividades de educação ambiental e preservar o patrimônio genético das plantas.

Praia do Jacaré

   O Pôr do Sol é um dos mais belos espetáculos da natureza, ao som do Bolero do Ravel nos piers dos bares à beira do rio.
(Texto do site Hotel Guarany)
(Fonte: Wikipédia)

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, comente, dê sua sugestão!
Mas, comentários com palavrões ou com preconceito/racismo não serão aceitos!

Beijos